Fotos: Polícia Civil (Divulgação)Policiais civis e militares cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão em Bagé e Santa Maria contra quadrilha que cometia crimes rurais
A Polícia Civil, deflagrou na manhã desta quarta-feira uma operação de combate aos crimes rurais em duas cidades do Rio Grande do Sul. Os policiais cumpriram 21 ordens judiciais nas cidades de Bagé e Santa Maria. Ao todo foram sete mandados de prisão, 10 mandados de busca e apreensão em residências e cinco mandados de apreensão de veículos. Durante o cumprimento aos mandados, os policiais apreenderam pouco mais de meio quilo de cocaína.
A operação denominada de “Serrilhada” levou o nome da localidade na cidade de Bagé onde os criminosos cometeram um assalto em uma propriedade no interior. A investigação foi coordenada pelo delegado André Mendes, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e ao Abigeato (Decrab) de Bagé e contou com o apoio de policiais de delegacias de Santa Maria e da Brigada Militar (BM).
Famílias de pacientes internados no Husm voltam a receber ligações de golpistas
A operação teve o objetivo de desarticular a organização criminosa especializada em roubos a propriedades rurais. Conforme apurado pelos investigadores, o bando costuma atacar com muita violência agredindo as vítimas. As investigação tiveram início em fevereiro após um assalto a uma propriedade rural localizada na Serrilhada, próximo a divisa entre os municípios de Bagé e Dom Pedrito. Na ocasião, criminosos armados invadiram uma propriedade, renderam algumas as vítimas e as mantiveram em cárcere.
Eles roubaram defensivos agrícolas, uma caminhonete Toyota e outros objetos da propriedade. Após o crime, a equipe de investigações da Decrab de Bagé passou a monitorar o grupo suspeito. Durante as investigações, os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na casa de uma advogada, onde apreenderam um aparelho de DVR com gravações do moimento em que os criminosos chegam na casa com o veículo e os objetos roubados. Conforme o delegado André Mendes, um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) acompanhou o cumprimento do mandado na casa da advogada.
– As imagens mostram o bando chegando na casa da advogada. Eles permanecem lá por um certo tempo e depois vão embora. O vídeo ainda mostra ela descarregando os defensivos roubados e carregando no carro dela. As imagens do DVR nos ajudaram a identificar quase todos os assaltantes – explica Mendes.
Dnit reforça sinalização em trecho da Travessia Urbana em Santa Maria
Durante as buscas foram apreendidos veículos utilizados pelos criminosos, drogas, telefones celulares e outros objetos. Na residência de um dos suspeitos foi encontrada a roupa utilizada pelos criminosos durante o crime. Em outra casa, um suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas após os policiais apreenderem 600 gramas de cocaína. O grupo é investigado também por tráfico de drogas e outros roubos a propriedades rurais.
Em Santa Maria, dois mandados de prisão foram cumpridos dentro da Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) onde dois integrantes da quadrilha foram informados dos novos mandados de prisão. Conforme Mendes, a dupla participou do assalto, mas após cometerem outros crime foi presa e recolhida a casa prisional.